Blog | Lucas Souza

Paulista, desenvolvedor web, nômade digital, apaixonado por futebol, assessor da Priscila Stuani. Idealizador da série “Na cara do gol com Lucas Souza” — projeto que saiu do papel com a missão de criar uma série de entrevistas com grandes craques de diversas áreas — cujo objetivo é disseminar conhecimento de uma maneira descontraída, por meio de analogias com o mundo futebolístico.

Blog | Lucas Souza

Networking não é entregar cartão de visitas — conheça os Meetups

Há 3 meses tenho a gratidão de participar de um Meetup focado em mídias sociais. E, cara, que transformação pessoal e profissional eu obtive em tão pouco tempo.

Lucas SouzaLucas Souza

Você sabia que os Meetups são uma grande oportunidade para se conectar com pessoas com os mesmos interesses que os seus e que possuem pensamentos parecidos? Ganhar e compartilhar experiências, interagir, estabelecer amizades e parcerias para futuras colaborações são alguns fatores que fazem dos Meetups ótimas ferramentas de crescimento profissional e social.

Muitas pessoas acham que esses eventos são um baita desperdício de tempo e que são meras desculpas para sairmos do ambiente convencional de trabalho. Na verdade, os Meetups servem para conhecermos novas histórias mantendo o foco naquilo que gostamos e trabalhamos. Mas, claro, desde que façamos networking.

Fazer networking não é distribuir cartões de visitas

Lembre-se, você está em um encontro com pessoas que têm os mesmos interesses que o seu e não em um comício chato de campanha política. Portanto, deixe seus “santinhos” em casa.

Depois que eu comecei a acumular vários cartões de visitas, percebi que eles são apenas papéis com algumas informações e que não agregam valor algum se eu não conheci verdadeiramente seus “donos”. Sim, meus amigos, por mais que seja óbvio, interação é a palavra da vez em um Meetup. Entenda, não basta apertar a mão das pessoas e dizer seu nome. Escute. Converse. Escute mais. Pergunte. Interaja. Tire dúvidas. Ajude.

Um dos pontos de destaque de um Meetup é o tempo disponível que temos para nos socializarmos com as pessoas. Diferente de uma palestra, onde ficamos apenas ouvindo uma pessoa falar sobre um determinado tema e temos aquele curto período de tempo do coffee break para conhecermos os participantes e percebemos que isso está sendo mais produtivo que a própria palestra, num Meetup temos a oportunidade de conversar e descobrir novas histórias. A dinâmica aqui é outra. Mas, para que isso aconteça, precisamos nos mexer.

Encontrar novas pessoas, na maioria das vezes, nos ajuda a criar ideias criativas, encontrar soluções melhores para problemas que tivemos dificuldades para resolver em algum momento ou ter novos insights. Além disso, nos ajuda a encontrar novas oportunidades de parceria e amizade que, talvez, não teria acontecido fora de um Meetup.

Mas, para que façamos um networking de verdade, é fundamental sabermos ouvir o que nossos novos amigos têm para nos falar e, se pudermos oferecer algum tipo de ajuda, melhor ainda.

“Aprendi que o networking verdadeiro é encontrar maneiras de fazer as pessoas mais bem-sucedidas. Trata-se de trabalhar arduamente para dar mais do que receber”.

Terceira edição do #MeetupMSSP

Networking é tudo. Registro da terceira edição do Meetup de Mídias Sociais São Paulo, realizada no GetNinjas. Foto: Julio Sena.

Outro ponto a se destacar em um Meetup é que as conversas estão abertas a todos os níveis de conhecimento e experiência. Isso que dizer que você pode ter um especialista naquele assunto bem ao seu lado e que se junta com pessoas menos experientes, compartilhando conhecimento e agregando valor para todo o grupo.

Se você é a pessoa mais experiente no evento, não hesite em ajudar os outros. Você pode ganhar muito com isso, como novas ideias ou talvez ouvir novas abordagens para aquilo que você acha que já conhece. Mas, se você está inseguro sobre o que as pessoas ao seu redor estão falando, talvez, por não ter tanta experiência no assunto, pergunte. Essa é uma das graças dos Meetups. Tenho certeza que você aprenderá muito.

Minha experiência com Meetups

Há 3 meses tenho a gratidão de participar de um Meetup focado em mídias sociais. E, cara, que transformação pessoal e profissional eu obtive em tão pouco tempo. Começamos com o objetivo de fomentar as melhores práticas do mercado e gerar conhecimento entre os participantes através de encontros mensais.

Funciona da seguinte maneira: convidamos um especialista para compartilhar sua experiência e de forma prática ajudar os participantes a identificarem oportunidades e indicar quais são as melhores estratégias e ferramentas para conquistar seus objetivos.

Primeira edição do #MeetupMSSP

Ao lado de duas grandes referências em Marketing Digital, Priscila Stuani e Andrio Ferreira, na primeira edição do Meetup de Mídias Sociais São Paulo, realizada na Caelum. Foto: Priscila Stuani.

Tem sido uma experiência muito enriquecedora e cabe aqui alguns agradecimentos: à Priscila Stuani, por ter me convidado a guiar este barco de conhecimento e gratidão junto com ela; à Alura Cursos Online, Caelum, Casa do Código e José Augusto Designer pelo apoio; e também, é claro, a todos que já participaram de alguma das três edições.

Priscila e Lucas - Organizadores do #MeetupMSSP

Foto: Julio Sena.

Paulista, desenvolvedor web, nômade digital, apaixonado por futebol, assessor da Priscila Stuani. Idealizador da série “Na cara do gol com Lucas Souza” — projeto que saiu do papel com a missão de criar uma série de entrevistas com grandes craques de diversas áreas — cujo objetivo é disseminar conhecimento de uma maneira descontraída, por meio de analogias com o mundo futebolístico.

Comments 0
There are currently no comments.
519 Compart.
Compartilhar388
Compartilhar131
Twittar